Blog

Postado em 23 de janeiro de 2024

5 dicas para ler mais em 2024

5 dicas para ler mais em 2024

O novo ano se inicia e quem sabe da importância da leitura já está se organizando com dicas para ler mais em 2024.

Embora seja visível por todos os grandes benefícios que existem no ato de ler, não podemos mensurar o desenvolvimento de um indivíduo quando ele aprende essa prática.

Desde a infância, somos chamados a desenvolver a leitura, mas é na fase adulta o momento em que mais podemos colher os frutos do ato de ler.

Dessa maneira, através da leitura, um adulto adquire o senso crítico tão necessário para o seu aperfeiçoamento e alcance de sua melhor versão.

Assim, nestes tempos em que estamos vivendo, em que a mentira parece reinar, precisamos da leitura para chegarmos ao conhecimento da verdade. Pois, é através do ato de ler que ele consegue reunir maiores informações sobre determinado assunto e desenvolvendo um pensamento crítico chegando assim aos fatos.

É verdade que existem diversas formas de se adquirir conhecimento, mas é inegável que a leitura agiliza e aprofunda esse processo.

Dessa forma, ótima criatividade, alta capacidade de se expressar, grande poder argumentativo, boa concentração etc. são realidades de quem está sempre buscando ler mais.

Sabendo dos grandes frutos que colhemos com a leitura reunimos aqui 5 dicas de como ler mais em 2024.

Clique aqui e entenda como a leitura pode ser um novo hábito em 2024!

Dica 1 – Faça da leitura uma atividade da sua rotina

Não adianta fugir dessa realidade, quem busca ler mais precisa introduzir o ato de ler em sua rotina.

Dessa forma, precisamos ter em mente que a leitura deve ser para nós uma atividade a ser realizada como tantas outras em nosso dia a dia.

Comer, escovar os dentes, tomar banho e etc., todas são essenciais para manter a nossa saúde, não é mesmo? Da mesma maneira, devemos então considerar a leitura.

Pois, ela também é essencial para a nossa existência, visto que, sem a prática de ler, o ser humano definha em suas potencialidades de interpretar o mundo a sua volta e consequentemente interpretar a si mesmo.

Sendo assim, quem quer ler mais em 2024 precisa necessariamente acrescentar à sua rotina diária essa prática. No intervalo do trabalho, minutinhos após o almoço, ao acordar, antes de dormir e em tantos outros momentos que podem favorecer a leitura.

Dica 2 – Evite as distrações

Segundo a BBC News, a pesquisadora americana Maryanne Wolf diz que “as pessoas estão percebendo que algo está mudando em si mesmas, que é seu poder de leitura”.

Muitas pessoas afirmam que não leem como deveriam por falta de tempo. Mas será mesmo que em 24 horas de nosso dia não conseguimos destinar um momento para a leitura? Certamente que sim.

Se pararmos para analisar o aproveitamento de nossas horas diárias, veremos que existe tempo para muitas coisas, inclusive, a leitura.

Dessa forma, as distrações com as quais perdemos bastante tempo é a grande vilã de quem precisa e quer ler mais em 2024. Por isso, que tal diminuir o tempo com atividades que não nos levam a nada?

Por exemplo, ver sites e páginas de fofoca, falar da vida alheia, perder muito tempo com redes sociais, sentar de bobeira no sofá. Essas e outras atividades podem ser trocadas por minutos e até horas de uma boa leitura.

Dica 3 – Tenha um planner de leituras

Quem deseja ler mais em 2024, precisa se organizar estrategicamente para isso. Assim, após ter destinado alguns minutos ou horas para ler no dia, é extremamente importante definir o quê e em quanto tempo será cada leitura.

Dessa forma, um planner de leitura nada mais é que um plano que nos ajuda a mensurar o que será lido ao longo do ano. Assim, essa atitude é interessante para irmos organizando a nossa leitura ao longo do ano.

Tendo um plano de leitura, podemos separar as leituras que precisamos realizar e estipular um tempo para cada uma delas. Dessa maneira, fica mais fácil avançar e celebrar o alcance de cada meta de leitura.

Leia depois:

Amizade Social: Entenda a Campanha da Fraternidade 2024

Scala Editora lança livro sobre a Divina Providência

Terço dos Homens: o que é e como fazer parte?

Dica 4 – Tenha sempre os livros a vista

Se queremos ler mais em 2024 devemos, acima de tudo, nunca perder de vista o nosso objetivo.

Dessa maneira, organizar uma estante com os livros em um lugar bem visível de nossa casa nos faz estar sempre recordando a meta que estabelecemos. Uma estante cheia de livros é um convite à leitura.

Portanto, desengavetar os livros e os expor em um local visível é uma boa estratégia para que possamos sempre sermos “seduzidos” ao passar perto deles.

Dica 5 – Recomece quantas vezes for necessário

Para lermos cada vez mais é necessário tornar a leitura um hábito. E sejamos bem sinceros, um hábito não se adquire da noite para o dia. Por isso, sempre que falhamos em nossas metas diárias devemos ter a capacidade de recomeçar.

Portanto, para ler mais em 2024, precisamos de estratégia, mas sobretudo de muita perseverança para sempre recomeçar. O importante é nunca desistir da leitura, pois sem dúvidas ela nos levará cada vez mais longe.

A importância da leitura na vida de um Cristão

Na vida de um cristão, a leitura é ainda mais especial, pois toda a verdade de Deus revelada foi registrada e explicada, por exemplo, por grandes Santos da nossa Igreja.

É através da leitura que nós, Cristãos, não somente adquirimos o conhecimento da verdade, mas temos a possibilidade de comunicá-la a outros. Sendo assim, não devemos desistir de nos aprimorarmos no ato de ler pois mais que necessária, ela é indispensável.

Pensando na importância da leitura para um Cristão e para todo Ser humano, a Scala Editora criou um infográfico com 12 dicas para quem quer ler mais e melhor.

Clique aqui e acesse agora mesmo o seu infográfico!

Dúvidas? Clique aqui. 08007038353

Dúvidas? Clique aqui. 08007038353