Blog
5 motivos para você promover Encontros Bíblicos
Os encontros bíblicos são momentos de grande oportunidade para vivenciarmos bem esse período tão especial que a igreja nos proporciona: o mês da Bíblia.
Este mês é de grande importância para a Igreja, pois é nele que celebramos a Palavra de Deus e que buscamos, por meio dela, estreitar o nosso relacionamento com o Senhor.
Mas é bem verdade que além de experimentarmos o poder transformador da Palavra de Deus, somos chamados a proporcionar que outros também experimentem a força desta Santa palavra em suas vidas.
Então, não basta apenas que busquemos conhecer e amar a Palavra de Deus, mas precisamos anunciá-la e promover o seu conhecimento, colaborando com o crescimento do Reino de Deus.
Veja abaixo 5 motivos para promover os Encontros Bíblicos e propagar a Santa Palavra de Deus!
1- Fortalecimento da fé
Na exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, vemos o Papa emérito Bento XVI alertando sobre os riscos de não promover constantemente a formação dos fiéis acerca da Palavra de Deus:
“Quando não se formam os fiéis num conhecimento da Bíblia conforme à fé da Igreja no sulco da sua Tradição viva, deixa-se efetivamente um vazio pastoral, onde realidades como as seitas podem encontrar fácil terreno para lançar raízes. Por isso é necessário prover também uma preparação adequada dos sacerdotes e dos leigos, para poderem instruir o Povo de Deus na genuína abordagem das Escrituras”.
Diante disso, percebemos que temos, enquanto igreja, que cultivar e promover momentos nos quais a Palavra de Deus é estudada e meditada dentro de nossos grupos e comunidades.
CLIQUE AQUI, VAMOS REZAR E MEDITAR COM A AJUDA DESTE SUBSÍDIO!
2- Fomentar o relacionamento com Deus
Os encontros bíblicos nos ajudam a buscar intimidade maior com Deus. Através de Sua Santa Palavra podemos perceber o quanto, em toda a história da humanidade, Deus quis ficar bem próximo a nós.
O próprio verbo de Deus, Jesus Cristo, foi encarnado no seio da humanidade, para que Sua palavra jamais fosse esquecida.
Dessa forma, através dos Encontros bíblicos relembramos aos fiéis o quão desejoso está Deus por encontrar-se conosco através de Sua Santa Palavra e também do quanto somos necessitados desse encontro diariamente.
Fomentamos também, em cada coração, o desejo de corresponder, por meio da oração, a essa intimidade tão desejada por Deus.
Os encontros bíblicos nos fazem desejar a oração pessoal, pois a Palavra de Deus ao ser estudada, desperta em nós a sede de Deus e nos faz buscá-Lo cada vez mais.
3- Promover a unidade dos fiéis
Em um tempo como o nosso, onde o individualismo parece crescer exponencialmente, a cultura do encontro se faz cada vez mais necessária.
Podemos fazer os estudos bíblicos de forma pessoal mas, sem dúvidas, nada se compara a meditarmos a Palavra de Deus unidos como irmãos, perpetuando, assim, os costumes dos primeiros cristãos, como nos relata a Palavra de Deus:
“Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações. De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém, e o temor estava em todos os corações.Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum” (At 2, 42-44).
VIVA OS ENCONTROS BÍBLICOS DE 2023 EM UNIDADE COM A IGREJA!
LEIA TAMBÉM:
Como viver bem a Semana Nacional da Família
Qual a vocação de SER Família?
4- Crescimento espiritual
“A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo” (Ef 4,11-13).
O desejo de Deus não é que continuemos como crianças na fé, mas que cresçamos a cada dia por meio do conhecimento e prática da verdade.
Apesar de frequentar a Igreja, ainda precisamos sempre avançar na fé! Em outras palavras, temos muito a aprender de Deus para que andemos com sabedoria e santidade neste mundo. “Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores” (Ef 4,14).
Dessa forma, a igreja sempre nos convida a aprofundar o nosso conhecimento nesse plano salvífico. E, como afirma a CNBB sobre a vivência do mês da Bíblia, também devemos buscar nos aprofundar naquele que é o centro da nossa fé, Jesus Cristo.
5 – Amar a Igreja
Sempre que estudamos a fundo a Palavra de Deus percebemos que a Igreja católica é a verdadeira Igreja. Logo, levando a sério os estudos bíblicos, sem dúvidas, encontraremos os vieses que nos levarão ao estudo da história da Igreja.
Ainda mais, muitos fiéis amam o catolicismo, contudo, sequer conseguem expressar, quando indagados, a razão de continuarem onde estão.
Os estudos bíblicos ajudam os fiéis a buscarem cada vez mais o estudo de sua fé, ocasionando encontros permanentes de formação e que propagam o amor por Deus e pela Igreja.
Diante desses motivos e de tantos outros, é nítido ver a necessidade e os grandes benefícios que alcançamos com os encontros bíblicos.
Sem dúvidas, o coração de Nosso Deus alegra-se quando nós proporcionamos a outros o conhecimento de Sua Palavra para que sejamos cada vez mais homens e mulheres livres, pois assim diz a Palavra de Deus:
“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8,32).
Portanto, sem a Palavra de Deus a nossa alma padece! Com ela podemos encontrar um caminho de fé e em direção à verdadeira felicidade. Ter a experiência do estudo bíblico em comunidade será uma experiência enriquecedora.
Então, em unidade com toda a Igreja Católica, cresçamos no conhecimento de Deus através dos Encontros Bíblicos deste ano de 2023.